Balanço de um ano focado no cliente

Fazendo um balanço de 2017, podemos afirmar que este foi um ano onde nos centrámos principalmente nos nossos clientes, não podendo ser de outra maneira. O clima de instabilidade que vivemos nos últimos anos exige respostas sofisticadas e eficazes. Para estar à altura da situação, respondemos investindo no melhor talento do mercado, criando uma cultura de organização adaptada a uma comunicação inovadora e de vanguarda, e proporcionando novas soluções e ferramentas, sempre com o objetivo de procurar assegurar o êxito dos nossos clientes.

Ao longo destes meses, estabelecemos as bases do nosso Plano Estratégico 2017-2019, Centrado no Cliente. Definimos e colocámos em marcha 36 programas de atuação, com o objetivo de melhorar os nossos processos e desenvolver a LL&C do futuro. Estes programas obedecem a vários pilares fundamentais do negócio: operações e geografias, áreas de especialidade, qualidade e resultados, integração de empresas, finanças e M&A, talento, posicionamento e sustentabilidade, transformação digital e inovação. O desenvolvimento e a execução do Plano Estratégico contam com o compromisso e a dedicação de mais de 120 profissionais.

Os nossos resultados permitiram-nos incorporar mais de 144 profissionais e fortalecer a estrutura organizativa no continente americano, incorporando uma nova direção no Brasil e no Chile, reforçando a equipa de direção na Colômbia, e potenciando o nosso projeto nos EUA.

No “cliente-centrismo”, o talento marca a diferença. Contar com profissionais brilhantes permite-nos apresentar aos nossos clientes bons resultados, o que constitui a essência do nosso trabalho.

No terreno das áreas de especialidade, o balanço é também positivo. Aproximámo-nos das tendências globais e criámos novas soluções e ferramentas relacionadas com a transformação digital, vinculada principalmente às nossas áreas de Crise, Assuntos Públicos e Organizações e Pessoas.

No âmbito da comunicação de crise, lançámos o SOS Works em parceria com a Noysi, na área de Assuntos Públicos, concebemos um novo modelo de acesso à informação, a app Analys-in, que nos permite oferecer as condições necessárias para uma tomada de decisões mais ágil perante os problemas colocados pelos nossos clientes.

Enfrentamos 2018 com novos desafios pela frente, mas cheios de entusiasmo e motivação, sempre com um objetivo claro: o de conseguir satisfazer as necessidades dos nossos clientes.

Acreditamos que ouvir é o primeiro passo do processo para entender quais são as necessidades do cliente e, desta forma, poder encontrar as respostas adequadas. Desta prática nasceu o People, uma ferramenta de “employee engagement” que permite às empresas promover a sua reputação e a sua marca como entidade empregadora, através dos seus profissionais.

Por outro lado, entendemos a comunicação como um processo contínuo e, por isso, flexível. Neste sentido, aperfeiçoámos o nosso Mapa de Riscos e Oportunidades, estabelecendo relações com base no mapa de stakeholders, para conseguirmos compreender melhor o contexto de cada situação e, assim, reagir rapidamente e da melhor maneira.