Lançamento em Espanha de uma marca de culto global

Uniqlo

Um dos casos de maior êxito a nível internacional que lideramos em 2017 foi a abertura em Barcelona da primeira loja em Espanha do gigante japonês Uniqlo o terceiro grupo de moda a nível mundial, depois de Inditex e H&M.

A equipe de Barcelona coordenou a estratégia institucional e de comunicação corporativa vinculada à inauguração, trabalhando em estreita colaboração com a agência Algo Bonito, responsável pela gestão da estratégia com meios lifestyle e de moda. Ambas seremos os seus partners de comunicação para a expansão da firma em Espanha.

As iniciativas de comunicação centraram-se em cinco elementos:

• A abertura da loja online em espanhol, que teve uma enorme cobertura nos meios generalistas, econômicos e especializados.
  • Uma preview do estabelecimento comercial, para a qual foram convidados os jornalistas mais destacados.
  • Uma conferência de imprensa que contou com a presença do fundador e presidente da marca, Tadashi Yanai, do diretor criativo global, John C. Jay, e do diretor de operações para Espanha, ‘Koh’ Kobayashi, e que reuniu perto de 30 títulos dos meios de comunicação do âmbito corporativo e vinculados ao sector lifestyle.
  • Uma festa de inauguração em que os embaixadores da marca Carles Puyol, Verónica Blume, Oscar Tusquets, Amaia Arrazola, Greta Fernández, Àlex Monner, Laura Put e Johann Wald acompanharam os diretivos da companhia.
  • A abertura das portas da loja, no número 18 do Paseo de Gràcia, em Barcelona. Mais de dez meios de comunicação locais e jornais desportivos cobriram o acontecimento, e entrevistaram alguns dos 400 clientes que faziam fila nas imediações da loja desde as 9 horas da manhã. Durante a primeira hora de abertura, mais de 600 pessoas visitaram o estabelecimento da marca.